Manteiga de Cor

Manteiga de cor, manteiga corada,  banha corada e concerteza terá outros nomes que desconheço é a nova "moda" cá por casa. Feita com pimentão de conserva caseiro e banha caseira, fica deliciosa barrada no pão ou  na confecção de  alimentos.
Nota: A manteiga de cor pode ser feita de várias formas. Temperar a gordura do porco da qual se vai fazer a banha com massa de pimentão. Fritar em banha carne temperada com massa de pimentão e no final reservar a gordura.  Ou misturar na banha directamente com a massa de pimentão. A última é a que fica menos apetitosa.


Comentários

  1. As coisas que esta mulher sabe páaa!

    Afinal como fazes isso?

    eh eh eh

    Beijokas

    ResponderEliminar
  2. A minha avó usava a banha com que fritava a carne de porco à alentejana (com o dito pimentão vermelho). Era um abuso de gordura tão bom para barrar o pão :))

    ResponderEliminar
  3. Tu apareces cá com cada uma, estou sempre a aprender.

    Estava por aqui a cuscar e a tua experiência com sabão ralado para lavar a roupa, chamou-me a atenção, qual seria a quantidade de sabão ralado, para lavar 9kg de roupa? É que achei a experiência interessante, rsrsrsrs...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Luisinha!!!!

    Um Feliz 2012 para toda a família!
    Estou espantada com a quantidade de posts que já tens por aqui em 2012, eu ando uma preguiça para escrever e publicar. Tenho montes de peripécias em ensino doméstico para partilhar e nunca mais me dá um impulsozinho para passá-las para o blog... O Alexandre agora anda numa fase muito intensa de desenhar tudo com muito pormenor para explicar tudo o que vê. Para quem não gostava de pegar num lápis, olha! :)

    Tenho gostado imenso do que publicas por aqui, embora esta parte da banha, pronto, não como. Adorei o da lã e da dobadoira!

    Muitos beijinhos para todos a ver se entretanto nos vemos!
    Isabel

    ResponderEliminar
  5. Esta da banha deixou-me curiosa! sempre pensei que não fosse saudável usar banha embora a minha bisavó sempre tenha usado e quando faço as azevias também uso.
    Gostava que pudesses dar mais informação sobre esses estudos que consideram a banha mais saudável.
    Bj

    ResponderEliminar
  6. An@ e Sabor Casa: Mais logo, com tempo, ponho uma nota neste post com a forma de fazer.

    Laura: A minha avó também. É mesmo bom :-)

    Patrícia: Ora sendo a minha máquina de 7,5 kg e usando 50 ml de sabão ralado e a tua de 9kg, penso que uma regra de três simples se aplica para saber o resultado. ..hehehehehehehe... No entanto como cada máquina tem a sua forma de funcionar o melhor é experimentares as tuas próprias quantidades. Beijinhos

    Isabelita: Bem sei que a banha não é para a tua barriguita :-) Tens de arranjar tempo para nos contares essas novas peripécias :-D Sabes bem que me inspiro em ti e no Alexandre :-) Beijinhos cheios de saudadinhas

    Andreia: Fiz a pesquisa em inglês e falha minha não guardei os links. Mas, com mais tempo, torno a fazê-la e coloco uma nota com os links no post da banha caseira.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário