Memória de Uma Antiga Venda

 Ontem, no nosso Plantástico passeio, passamos por uma pequena aldeia onde uma casa de portas abertas deixava adivinhar o interior. A casa estava à venda e um hipotético comprador estava a visitá-la. Não resisti a entrar e a registar o que partilho aqui. 

A memória da antiga venda daquele lugar. 

Duas salas contíguas, a mercearia e a taberna. 

Os móveis originais da mercearia albergam agora um bricabraque, nos seus tempos áureos vendia de tudo era o "supermercado" do sítio.  Na taberna ainda podemos ver as pipas de onde era tirado o vinho que era servido. A venda era também um espaço de convívio dos habitantes da aldeia.

Gosto de observar estas pequenas cápsulas do tempo e imaginar como seria a vida nesta época que não é assim tão distante mas tão diferente. 

Este lugar e cada objeto deste mundo distante encerra em si a história dos nossos avós, a nossa história. Aprender mais sobre os nossos avós e pais é aprender mais sobre nós próprios. 

Fecho os olhos e consigo senti-los nas suas lutas e conquistas diárias. Abro os olhos e agradeço viver agora com todas as comodidades da vida atual onde para ter luz basta carregar num botão e para a água basta abrir uma torneira com água quente ou fria à escolha. Ah, e agradeço  a internet que passou a ser a "venda" da nossa aldeia global, o espaço onde convivemos e compramos os produtos de que necessitamos. 

Que achariam os nossos avós da nossa aldeia global ?











Comentários

  1. Mesmo nas aldeias já existem poucas lojinhas do género. Uma taberna onde se vende de tudo e pouco mais. É a lei da vida.
    .
    Uma semana feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  2. Uau... que achado! Adoro esses sítios. E vi algumas coisas que de boa vontade compraria!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário