Sabão de Azeite

Finalmente, depois do sabão de banha,  aqui fica registada a receita do sabão de azeite. Estes que a fotografia mostra também são de azeite e foram feitos na passada Sexta-feira, para obter o castanho adicionei canela o que também lhe conferiu um agradável aroma, para os avermelhados juntei pimentão doce, para além disso adicionei sementes de sesámo e papoila a alguns deles. Agora estão a curar e daqui a mais ou menos um mês já os podemos experimentar.

1kg Azeite
135g Hidróxido de Sódio (NaOH) (vulgarmente conhecido por Soda Cáustica)
390ml Água Destilada

Passo a passo:

1- Aquecer o azeite, sem ferver.
2- Num recipiente de vidro colocar a água e com muito cuidado juntar o Hidróxido de Sódio, mexendo com muito cuidado com uma vara de arames. A mistura antingirá rapidamente os 70º, 80º C.
3- Juntar ao azeite a mistura de água e Hidróxido de Sódio, com muito cuidado e mexendo sempre até a mistura ficar completamente homogénea e já não mostrar sinais de desligar.
4- Antes de colocar nos moldes, para quem quiser, é agora que se juntam os aditivos, tais com sementes, cor, etc...
5- Verter a mistura para os moldes e esperar até o sabão estar sólido e só depois desenformar, o que pode demorar mais de 24 horas.
6- Depois de desenformados devem ser deixados a curar  de 4 a 6 semanas. Só aí a reacção química estará terminada. Não deixe os sabões a curar ao alcance das crianças.
7- Terminada a cura estão prontos a ser usados.

Regras de Segurança - Muito Importante:

1- Usar apenas utensílios de vidro, aço inoxidável e ou madeira. Os utensílios utilizados para este fim, de preferência (especiamente os de madeira), não devem voltar a ser utilizados para a confecção de alimentos.
2- Nunca utilizar utensílios de alumínio, nem de teflon.
3- Proteja as mãos com luvas e os olhos com óculos próprios.
4- Não respire a mistura, pois esta liberta gases tóxicos e tenha a área de trabalho muito bem ventilada.
5- Tenha sempre à mão vinagre. Se alguma gota da mistura entrar em contacto com a pele deverá ser de imediato neutralizada com vinagre.
6- As formas podem ser, por exemplo, fundos de garrafa de água, caixas de ovos, caixas de cartão, etc... Também aqui não se devem usar formas de alumínio, nem de teflon.
7- Na lavagem dos utensílios utilizados, utilize também o vinagre como neutralizador.

Tenha em atenção que a quantidade de Hidróxido de Sódio a utilizar varia consoante a gordura utilizada. Por isso a quantidades referidas nesta receita são apenas para Azeite e não para outras gorduras, sejam elas animais ou vegetais.

Comentários

  1. Que interessante :))

    Onde compras a soda caustica?

    ResponderEliminar
  2. Ficaram tão giros! Este fim de semana também me vou aventurar a fazer sabonete só tenho de comprar a varinha mágica e mais soda cáustica. Olha, as formas podem ser de plástico ou não convém?
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Gaspas: No supermercado, numa drogaria.... é muito fácil de encontrar.

    Flor de Lima: Atenção que a varinha mágica também tem que ser de aço inoxidável. A primeira vez que fiz sabão usei uma varinha que parecia de inox e afinal era cromada. Quando comecei a fazer o sabão a varinha mágica ficou sem cromado e completamente corroída. As formas podem ser de plástico. Eu usei fundos de garrafas de plástico que vou juntando cá por casa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá como uso desodorizante em stick da "Old Spice" (passe a publicidade...) guardo a embalagem, que como tem aquele formato oval, dá uns sabonetes com cerca de 100 gramas e com uma forma bastante engraçada,

      Eliminar
  4. No supermercado há daquela de enfiar pelos canos abaixo é dessa?

    é que fiquei na duvida se essa era pura ou teria mistura....

    ResponderEliminar
  5. Nossa Luísa, o aspecto final é óptimo!!!

    Mas aqui no meu apertamento não tenho sossego para estas receitas cheias de perigos e a Pimentinha mete o nariz em tudo :(

    Já lembrei de fazer sabonetes de glicerina, mas acreditas que não encontro base glicerinada??

    Adorei esta dica :)

    Beijinho grande minha querida!

    ResponderEliminar
  6. Quando dizes "sabão" é como o sabonete para lavar as mãos, macio e cheiroso? :)

    ResponderEliminar
  7. Acho o máximo fazeres estas coisas Luísa. Eu fico curiosa mas é aventura onde ainda não me apetece meter. Cada um na sua especialidade, não é verdade? E achei giríssima a ideia dos fundos de garrafas.
    Beijinhos e bons trabalhos

    ResponderEliminar
  8. Ainda bem que me avisas. Tenho então de prestar atenção ao tipo de varinha mágica. :)

    ResponderEliminar
  9. Gaspas: a embalagem, para além de soda caústica, convém que expecifique no rótulo que o conteúdo é Hidróxido de Sódio e/ou NaOH.

    Patrícia: Pois por cá é difícil esse tipo de glicirina de que falas. Conheço uma rapariga brasileira que faz esses sabões mas importa os ingredientes do Brasil.

    Amora: Para mim sabão e sabonete é a mesma coisa ;-) É super macio e eu utilizo para tudo, para as mãos, para o corpo e para a roupa ;-) Quanto ao cheiro, basta juntar um óleo essencial à escolha.

    Lara: Um dia vens ter comigo e fazemos as duas e vais ver que não é nada difícil fazer. Os fundos das garrafas dão umas formas muto giras :-D

    ResponderEliminar
  10. Flor de Lima: Sim, é preciso ter cuidado :-D

    ResponderEliminar
  11. Amorosos!
    Os de canela devem dar vontade de comer!

    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Que máximo!!!
    QUERO!!!
    Espero que fiquem como os teus!!!
    Beijos amiga e obrigada pela partilha sempre maravilhosa...

    ResponderEliminar
  13. E eu, quando cheguei a casa, a pensar, "ora bolas, esqueci-me de registar as quantidades para o sabão de azeite..."
    :p

    ResponderEliminar
  14. Rachel: É verdade dão vontade de comer ;-) Por isso estão escondidos num lugar alto enquanto curam para as crianças não lhes chegarem ;-)

    Susmar: Depois conta como ficaram :-D

    Kakia: hehehehehehe... li-te o pensamento ;-)

    ResponderEliminar
  15. Que giro...
    Acho o máximo estas coisinhas que tu fazes... quem me dera ter tempo...
    Os de canela devem ser o máximo eu então adoro canela.
    Vou ver se consigo me aventurar a fazer uns num dia destes.
    Bjks

    ResponderEliminar
  16. Que lindos que ficaram os teus sabões.:)

    Infelizmente não vou experimentar porque não aguento os gases que a soda caústica larga e também não dava muito jeito fazer no meu apartamento.

    Aposto que cheiram bem!

    Boa semana!
    Beijinhos da Formiguinha

    ResponderEliminar
  17. Não só adorei o facto de serem de azeite como achei o máximo a reciclagem dos fundos de garrafas PET para servirem de formas.
    Espetéculo!
    Beijinhos pi ti,
    Rute

    ResponderEliminar
  18. gostei muito do post. Aqui no Brasil não se vê muito quem faz e nem sabões feitos de azeite.

    Elaine

    ResponderEliminar
  19. Luisa, quando dizes (Na lavagem dos utensílios utilizados, utilize também o vinagre como neutralizador), significa que podemos usar um detergente de loiça + vinagre, ou apenas vinagre?
    A última coisa que quero é rebentar com a cozinha devido a misturas com detergentes!! lolol (Pura ignorância!!
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  20. Muito bons Luísa! Não queres vender? Eu compro :D Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Cristina: Obrigada :-D Experimenta e depois conta como correu , se precisares de ajuda é só dizer :-)

    Formiguinha: Obrigada :-D É verdade os gases são tóxicos, há sempre necessidade de arejar a área onde se está a trabalhar.

    Rute: Querida Rute que saudadinhas teu eu de ti :-D Beijinhos grandes

    Soneca: Primeiro neutralizas os restos com vinagre depois lavas normalmente com detergente :-)

    Carla: Ainda bem que gostaste :-)

    ResponderEliminar
  22. Muito bom!

    Ando a adquirir o equipamento necessário aos poucos, neste momento estou a desenhar um molde com sistema de corte para pedir ao carpinteiro para fazer.

    Deixo uma ideia, não sei se já fez, a maceração de plantas no azeite parece bastante interessante e atribui ao sabonete as propriedades das plantas.
    Um dos sabonetes que quero fazer é de calêndula, através da maceração da mesma no azeite.

    A ideia da canela como corante é muito boa. E agradeço a advertência à varinha mágica, por acaso já comprei uma de propósito para os sabonetes e não tive o cuidado de verificar se é de inox. Vou já ver.

    ResponderEliminar
  23. Esqueci-me de colocar uma dúvida para a qual ainda não encontrei resposta, a água destilada pode ser aquela que se vende nos supermercados? Que se usa nos ferros de engomar.

    ResponderEliminar
  24. NaturaliiZ: Eu uso dessa água :-) Boas experiências!

    ResponderEliminar
  25. Olá!
    Estou tentada a experimentar fazer sabão de azeite, mas tenho uma dúvida, a qualidade do azeite afecta a qualidade do sabão?
    Ou seja posso utilizar um azeite mais barato ou devo ter cuidado com a qualidade?
    Obrigada pelas dicas fabulosas!

    ResponderEliminar
  26. Té: Como em tudo a qualidade dos ingredientes afecta o resultado final do produto :-)
    No entanto o azeite que se vende hoje em dia, de uma forma geral, dá um sabão de uma qualidade bastante boa. Boas experiências :-)

    ResponderEliminar
  27. Luísa, este sabão também serve para lavagem do cabelo? E da louça? É que se for assim, é um autêntico tudo-em-um... :-)

    ResponderEliminar
  28. Oi Luisa! Achei isso muito giro! Eu ganhei faz uns anos de uma pessoa que foi para os países baixos, sabonete de azeite e confesso> foi o melhor que usei na minha vida. Fico muito feliz em encontrar essa receita aqui e agora é testar o feito por mim. Muito obrigada por compartilhar. beijos do Brasil, Dani

    ResponderEliminar
  29. Olá Luísa

    Desculpa a pergunta mas queria confirmar quando dizes 1kg é um litro??? esta receita não serve para reciclar oleo???

    Obrigada

    ResponderEliminar
  30. Olá boa tarde,
    costumo fazer sabão, mas reutilizo óleo de cozinha, e as medidas dão diferentes.
    O que queria perguntar é: é a mesma coisa fazer 1kg de azeite, ou 1/2 kg de azeite, com as devidas proporções? O resultado é o mesmo? Um bolo que leve 6 ovos, se eu fizer com 3 e fizer a proporção dos restantes ingredientes para metade, o resultado é praticamente o mesmo. Na realização do sabão, utilizando a soda cáustica, se reduzir a quatidade de azeite para metade, basta reduzir a água e a soda para metade também, ou há alguma coisa que tem de se ter em conta...? Sempre fez utilizando 1kg de azeite?
    Ah, e obrigada pela ideia dos fundos de garrafa, eu tenho estado a guardar umas embalagens de plástico de bombocas, e queques, espero q dêem boas forminhas, também.
    Felicidades

    ResponderEliminar
  31. A soda cáustica é líquida ou em escamas, até agora não tenho certeza. Poderiam esclarecer-me? Obrigada!
    Vanda Tojal

    ResponderEliminar
  32. Tenho a mesma dúvida 1Kg é 1Lt?
    Vou fazer os meus na terça feita, desejem-me sorte!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  33. Tenho a mesma dúvida 1Kg é 1Lt?
    Vou fazer os meus na terça feita, desejem-me sorte!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Olá Luisa...gostaria de deixar uma questão que se prende com o Se e CC. Notei que no seu sabão o SE era de 0% e a Concentração em volta dos 25%...assim sendo pergunto:
    -este sabão é para usos geral, da casa ou é para banho? Se o usa com este fim último...como nota a pele? Não fica muito seca?
    -Sendo a concentração baixa, quanto tempo leva a desenformar e cortar? E para secar, leva muito tempo?
    Desculpe estas questões, mas achei que para sabonete estaria muito alcalino...eu costumo fazer na ordem dos 5%/28% para uso corporal e 0%/28% para usos gerais, de limpezas várias...Obrigada!Abraço...ensaboado!

    ResponderEliminar
  35. Ola Luisa, podes esclarecer, em litro quanto è 1kg de azeite. Obrigada bjs

    ResponderEliminar
  36. Ola Luisa, quando dizes 1kg de azeite, sabers dizer quanto è em litros? Obrigada e continuaçao de bons trabalhos . Mais uma duvida podemos Lavar o cabelo è corpo?

    ResponderEliminar
  37. Olá luisa,

    tenho muitas duvidas! hehehe
    a primeira é: o que seria varinha mágica? seria algo grande, como uma colher ou vara de madeira, para mexer a mistura??
    dá para diminuir a receita? você pesa seus ingredientes? a soda cáustica é liquida, sim?! a mesma nao faria algum mal ao ser usada no corpo?..
    no caso você sabe como se fazer a maceração de ervas junto ao azeite, como o/a NaturaliiZ comentou? será que a maceração das ervas no azeite viria dias antes de esquentá-lo? ou no dia? ou mesmo depois de tê-lo esquentado? será que o aquecimento prejudicaria as propriedades das ervas? imagino que nao, já que nao chega a fervura.
    quando você diz "a mistura atingirá rapidamente os 70º, 80º C", seria a reação de uma substancia com a outra que faria a temperatura aumentar, né?! nao estaria se fazendo com o recipiente ao fogo, imagino.. até onde entendi o único processo que se usa o fogo é o de esquentar o azeite, certo?
    mmmmmm.. tudo bem se crianças usarem? já fizestes o teste? se sim, quantos anos ela tinha?
    o processo de curar seria deixar os saboes descançando? alguma indicação a ser seguida? precisa ser em recipiente fechado ou ao ar livre mesmo?
    nossa! sao muitas perguntas!! estou bastante curiosa à fazer essa experiencia! espero que possas responder a tantas perguntas!
    abraços!

    ResponderEliminar
  38. Olá. Parabéns pelo trabalho e obrigada pela partilha :)

    A varinha mágica pode ser daquelas baratas de plástico? Assim comprava uma só para esse efeito :)

    Podemos fazer mais ou menos quantidade alterando os ingredientes nas devidas proporções?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Cláudia, a varinha pode ser de plástico e pode-se alterar os ingredientes nas devidas proporções :-)

      Eliminar
  39. Ola Luísa
    Para 1 lt de azeite qual a quantidade de soda e água?
    Experimentei ontem 1 lt de azeite com 100gr de soda em lascas e 350 cl de água . Ainda está a curar. 24 horas depois ainda está muito mole o que não dá para desenformar. E normal? Muito obrigada.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário