"Do barreiro à roda do oleiro"

Fomos ao Redondo à descoberta do barro e da olaria.
Apesar do calor alentejano que se fazia sentir ficámos maravilhados. As crianças gostaram tanto que pediram para voltar para o próximo ano.
Começámos por visitar o barreiro, local onde, hoje em dia, apenas um oleiro, Mestre Baeta, continua a retirar o barro de forma artesanal que depois trabalha até obter a pasta que utiliza na olaria . No final tivemos o privilégio de poder visitar a sua olaria.
Mas antes visitámos a oficina do Mestre Xico Tarefa e pudemos experimentar, com o auxílio das mãos do mestre, a roda do oleiro.
Oficina do Mestre Xico Tarefa
Uma tarefa que parece fácil ao olhar mais distraído mas que é bastante árdua para iniciantes e pode, segundo os entendidos, levar até dois anos até adquirir toda a mestria do manejo da roda. A reter uma frase do mestre: "o barro tem memória" referindo-se aos possíveis empenos das peças que quando não são corrigidos, ainda na roda, podem ficar estragados no forno durante a cozedura.
As crianças puderam ainda experimentar a arte de trabalhar o barro com as mãos  com a ajuda do escultor Luís, filho de Mestre Xico Tarefa.
Depois visitámos o Museu do Barro do Redondo onde se podem admirar, entre outras coisas, várias peças ligadas aos usos e costumes dos nossos avós.
Cozinha à moda antiga no Museu do Barro 
Depois de almoço visitámos a loja-atelier do Mestre Xico Tarefa, onde descobrimos lindíssimas peças e podemos ver como se processa a pintura à mão da loiça de barro.
Pintura de loiça
Belíssimo prato do Mestre Xico Tarefa
Por fim, visitámos a olaria do Mestre Baeta, um museu vivo das antigas olarias no Redondo. A sensação mal entramos no espaço é a de termos sido transportados no tempo para um lugar que já não existe. Animais e pessoas circulam pelo espaço com a maior naturalidade. Por agora os animais são apenas cães mas em tempos também as galinhas por ali deambulavam.
Mestre Baeta fazendo um prato de Sericaia
Olaria com o forno ao fundo 
Roda do oleiro
Sala da roda do oleiro
Ao final do dia regressámos à Horta com a alma cheia.

Esta actividade, "do barreiro à roda do oleiro", foi organizada no âmbito do Ciência Viva no Verão, pelo Departamento de Geociências da Universidade de Évora.

Comentários

Enviar um comentário