Banha Caseira

Este ano, como no ano passado, vamos voltar a ter um porco para desmanchar ou seja mais carne, mais banha, mais presunto e mais chouriços para fazer e armazenar. Tinhamos ainda um resto de gordura para fazer banha no congelador. Nos últimos dias a missão tem sido fazer banha!  Que afinal, dizem os estudos, é uma das gorduras mais saudáveis para cozinhar (melhor do que o azeite).
Gordura no tacho, lume no mínimo, mexendo de vez em quando para não se colar e passadas umas horas começamos a ver a preciosa gordura a mostrar-se. Depois é  filtrada para os recipientes definitivos, onde de líquida e transparente passa a branca e sólida quando arrefece.
Como do porco nada se desperdiça depois de extraída a banha ficamos com os torresmos, mais um manjar (estes sim altamente calóricos, a comer com algum cuidado).

Comentários

  1. Adoro torresmos! Sempre que posso trago do Algarve. Com café então, são uma delicia!

    ResponderEliminar
  2. O meu falecido avô (alentejano) comia todos os dias pão com banha e café pela manhã...

    E já enchi muita chouriça também, mas os meus pais deixaram de criar animais... agora só lá têm galinhas e quase são de estimação...

    bj

    ResponderEliminar
  3. Não fazia a mínima ideia de que a banha era mais saudável do que o azeite para cozinhar! Sempre a aprender! Mas... não interfere no sabor da comida?
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Sandra: Pois é :-)

    Libelinha: Com café nunca experimentei... mas vou aproveitar a dica e experimentar :-)

    Isa: Que grande ideia me deste :-) Vou experimentar!

    Gina: Nem eu fazia ideia até ter começado a pesquisar. A cru o azeite é fantástico, para cozinhar e em especial para fritar a banha é muito melhor. Se altera o sabor dos cozinhados?... bem, nalguns casos não se nota a diferença, noutros melhora substancialmente o sabor da comida, noutros acredite que não seja agradável mas até agora ainda não me aconteceu ;-)

    ResponderEliminar
  5. Olha, mas usas gordura de porco simples ou alguma parte especial do porco?

    ResponderEliminar
  6. Luisa, estou encantada com este post da banha, cá tem casa também criamos sempre o nosso porquinho e também faço sempre banha, agora até em alguns sabões uso em substituição do óleo de palma. Nunca experimentei para fritar, mas vou fazê-lo!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário