"Café" de Bolota

Ontem experimentámos fazer uma bebida de bolota semelhante ao café. Fomos ao bosque e apanhámos bolotas que depois de descascadas foram torradas. Depois de torrado foram  reduzidas a pó em quantidade suficiente para fazer o "café", o restante está guardado para uma próxima vez. Ficou uma delícia!
Esta bebida dos bosques é um excelente fortificante e muito bom  no tratamento das doenças gastrointestinais.

Comentários

  1. Já experimentei também e gostei muito. É uma boa ideia para os próximos dias. Sabia que há diferenças entre o gosto da bolota da azinheira e do sobro? :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Como torraste as bolotas?

    ResponderEliminar
  3. Isabel Noemi: É verdade e as do carvalho tb são diferentes :-) Mas todas são boas para o café, tanto amargas como doces.

    Naturaliiz: Torrei no forno da cozinha :-)

    ResponderEliminar
  4. Que engraçado! Não conhecia! Fica bem baratinho.:)

    ResponderEliminar
  5. Também não conhecia o "café" de bolota! Tantas bolotas que por vezes encontramos... Não me posso esquecer desta possibilidade :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Que interessante, nunca tinha ouvido falar!! :)

    ResponderEliminar
  7. Ola achei muito interessante este "café" mas só uma curiosidade as bolotas são das de sobreiro ou são das de carvalho?
    Obrigada :)

    ResponderEliminar
  8. Poupadinha: pois fica :-)

    Laura: Depois diz-me o que achaste :-)

    Carla: Experimenta :-)

    Gaspas: Há sempre uma primeira vez para tudo ;-)

    Patrícia Silva: Eu usei de sobreiro e de carvalho. Mas para o caso é indiferente podemos usar de sobreiro, carvalho ou azinheira e podem ser as bolotas amargas, visto que depois de torradas o amargo não se sente.

    ResponderEliminar
  9. Eu gosto de comer as bolotas doces como normalmente se comem as castanhas: assadas. Para mim, que tenho raizes alentejanas, até gosto mais das bolotas que das castanhas.

    Celia

    ResponderEliminar

Enviar um comentário