Ontem experimentámos fazer uma bebida de bolota semelhante ao café. Fomos ao bosque e apanhámos bolotas que depois de descascadas foram torradas. Depois de torrado foram reduzidas a pó em quantidade suficiente para fazer o "café", o restante está guardado para uma próxima vez. Ficou uma delícia!
Esta bebida dos bosques é um excelente fortificante e muito bom no tratamento das doenças gastrointestinais.
Já experimentei também e gostei muito. É uma boa ideia para os próximos dias. Sabia que há diferenças entre o gosto da bolota da azinheira e do sobro? :) Beijinhos
ResponderEliminarComo torraste as bolotas?
ResponderEliminarIsabel Noemi: É verdade e as do carvalho tb são diferentes :-) Mas todas são boas para o café, tanto amargas como doces.
ResponderEliminarNaturaliiz: Torrei no forno da cozinha :-)
Que engraçado! Não conhecia! Fica bem baratinho.:)
ResponderEliminarTambém não conhecia o "café" de bolota! Tantas bolotas que por vezes encontramos... Não me posso esquecer desta possibilidade :)
ResponderEliminarbeijinhos
Mas que bela ideia!!
ResponderEliminarQue interessante, nunca tinha ouvido falar!! :)
ResponderEliminarOla achei muito interessante este "café" mas só uma curiosidade as bolotas são das de sobreiro ou são das de carvalho?
ResponderEliminarObrigada :)
Poupadinha: pois fica :-)
ResponderEliminarLaura: Depois diz-me o que achaste :-)
Carla: Experimenta :-)
Gaspas: Há sempre uma primeira vez para tudo ;-)
Patrícia Silva: Eu usei de sobreiro e de carvalho. Mas para o caso é indiferente podemos usar de sobreiro, carvalho ou azinheira e podem ser as bolotas amargas, visto que depois de torradas o amargo não se sente.
Eu gosto de comer as bolotas doces como normalmente se comem as castanhas: assadas. Para mim, que tenho raizes alentejanas, até gosto mais das bolotas que das castanhas.
ResponderEliminarCelia