Varinhas Mágicas

Descobri cinco varinhas mágicas na gaveta da cozinha da minha mãe. Verdade, varinhas mágicas! Cinco varinhas de marmeleiro cuidadosamente atadas. Foram feitas pelo meu avô materno há mais de 50 anos para a minha mãe. Numa altura em que as batedeiras eléctricas eram um bem ainda escasso e caro as claras em castelo eram batidas com varinhas de madeira deste gênero. 

Adorei, não fazia a mais pequena ideia deste engenho algum dia ter existido. Nunca tinha se quer pensado como seriam batidas as claras em castelo antes da batedeira ou da vara de arames.  

A minha mãe deu-me as varinhas e agora é minha a missão de as guardar e conservar a memória do passado. 


Entretanto, no quintal, os nossos marmeleiros estão a acabar a floração e existem já alguns marmelos vingados 💚








Comentários