Quando observamos a natureza conseguimos entender melhor a nossa existência. As mensagens contidas em cada elemento natural e a sua interacção com o todo são claras e cheias de sabedoria. Esta é a história de uma papoila do nosso quintal.
A Papoila e a Gavinha
Havia no nosso quintal uma Papoila à qual, uma planta vizinha pediu para apoiar as suas gavinhas. A papoila cedeu ao pedido da vizinha, que sozinha não conseguiria erguer-se do chão mais do que uns escassos centímetros, e passou a suportar sozinha o peso das duas.
Cresceram lado a lado. Com o passar do tempo o caule da Papoila começou a deformar-se com o esforço de suportar o peso da vizinha, ainda assim não se queixou e continuou a sua ascensão. Um dia a vizinha, que já tinha chegado mais alto do que alguma vez teria conseguido sozinha, na ânsia de chegar ainda mais alto e assim conseguir apanhar mais raios de sol, com as suas gavinhas, puxou e estrangulou de tal forma a Papoila já deformada que o seu caule, com um botão prestes a florir, quebrou.
Quebrada, com uma ferida aberta por onde escorria a seiva a Papoila não desistiu e, ainda assim, floriu e deu semente. Foram suas filhas as papoilas que este ano nos encheram o quintal.
Nossa! A natureza também vive seus dramas, mas sabe contornar os obstáculos com mestria, temos muito a aprender sem dúvida.
ResponderEliminarMesmo Patrícia! Muitos beijinhos para ti :*
Eliminar