Elixir para a Alma

O "ruído" do mundo paralisou-me. Quis aqui vir, à Horta Encantada, mas não consegui. Tive uma necessidade imperiosa de me afastar do imenso "ruído" do mundo da actualidade. Fechei-me ao mundo centrei-me em mim. A este confinamento (palavra do novo mundo ) interior , qual bela adormecida, as plantas responderam e cresceram, cresceram... Cresceram tanto e tão fortes (graças à regeneradora chuva) ao redor da casa que vamos precisar de muito trabalho para as controlar e tornar a vida sustentável e digna de ser vivida. Que lição de vida a das plantas, nunca desistem, a vida continua, haja o que houver. Viçosas, confinadas ao seu pedaço de terra, indiferentes ao confinamento dos homens, florescem e dão frutos que nos alimenta o corpo e a alma. A roseira com os seus espinhos esconde um botão que se torna numa bela e perfumada flor, a rosa. A rosa esconde em si um poderoso elixir para a derme e para a alma, a água das rosas. Foi neste elixir que encontrei consolo. Bebido ou aplicado sobre a pele regenera-nos.
A receita mais fácil de fazer embora de curta duração é a de infusão de pétalas de rosa  frescas de preferência (mas também se podem usar pétalas secas):
  • Numa panela colocar 1 chávena de pétalas para 1/2 chávena de água destilada (ou água mineral) .
  • Deixar levantar fervura e baixar o lume para o mínimo. Deixar por aproximadamente 10 min. altura em que as pétalas devem ter começado a perder a sua cor. 
  • Desligar o lume e deixar arrefecer.
  • Filtrar e guardar no frigorífico em recipiente fechado por no máximo de 15 dias.
Pode usar-se  directamente  na pele para limpeza, como tónico ou adicionar à água do banho. A pele fica extremamente macia.
Como o prazo de validade é bastante diminuto o que faço é congelar a maior parte da água das rosas em pequenas porções, utilizando as covetes do gelo e retirando cubinhos à medida das necessidades.
A Infusão de rosas para beber (de preferência feito com as pétalas secas) ajuda no relaxamento, redução do stress e tendo efeito antidepressivo, entre muitas outras propriedades.



Comentários