Ensino Doméstico - Novo Ano Lectivo

Depois de umas férias de verão que me pareceram longas de mais, iremos começar hoje um novo ano lectivo.
O Ensino Doméstico continua a ser a nossa opção educativa e por isso as últimas semanas foram para reorganizar o espaço, comprar os livros e os repor os materiais em falha, mas principalmente foi altura de eu entrar em contacto com a matéria correspondente a cada uma das crianças cá de casa. Depois de tudo absorvido chegou a hora de planear.

A planificação tem sido uma grande aliada para conseguirmos cumprir os objectivos anuais. Planear é organizar, é arrumar ideias, é saber para onde vamos, quais são os objectivos, onde estão as fragilidades e as estratégias para as superar.

No primeiro ano fiz uma planificação anual extensíssima e demasiado rígida. Funcionou medianamente porque na verdade foi difícil cumprir objectivos a tão longo prazo, 9 meses.
No segundo ano por motivos de saúde (minha) não fiz a planificação, o que veio a demonstrar ser bastante cansativo. Viver para o dia a dia foi super desgastante para mim mas principalmente para as crianças. Apenas quando chegámos à Páscoa consegui planear o nosso estudo e só aí as coisas ganharam uma nova dinâmica.

As vivências destes dois últimos anos serviram para saber que planear demais e com muito avanço não é proveitoso mas também que sem um mínimo de planeamento as coisas não funcionam connosco. Esta é uma das mais valias do Ensino Doméstico, cada família poder escolher o que melhor se adapta a si e em particular aos seus filhos.
Assim, neste nosso terceiro ano, a planificação tem objectivos trimestrais e será aferida semanalmente. Vamos ver como funciona.
De acrescentar que a minha planificação este ano é feita à "moda antiga" ou seja à mão. No 1º ano foi feita em Excel mas a verdade é que consigo funcionar melhor assim com papel, lápis e borracha.

Outro aspeto muito importante tem sido a rotina. A rotina não é nada mais nada menos do que a aquisição de hábitos. Os hábitos permitem-nos viver dentro dos inúmeros afazeres diários sem stress, permitindo assim arranjar espaço e tempo para outras coisas fora da rotina que queiramos fazer.

O dentro das rotinas, o nosso estudo é por norma de manhã. Começamos por volta das 9h e terminamos por volta das 12h. Tem sido apenas 3 horas de trabalho diário e até aqui tem dado perfeitamente para cumprir com os objectivos a que nos propusemos. No entanto este 3º ano está a revelar um volume muito maior de matéria do que nos anos anteriores, por isso vamos adicionar pelo menos mais uma hora de trabalho. Como cá por casa acordamos todos bem cedinho, o mais certo é começarmos a trabalhar mais cedo. Mas isso ainda está para ver como vai funcionar, pois o principal é adaptarmo-nos às necessidades e particularidades de cada uma das crianças.




Para já são estas as novidades deste nosso 3º ano lectivo em Ensino Doméstico.
A "equipa" da Horta deseja um bom ano escolar a todas as famílias!


Comentários

  1. Que bom saber de uma familia de ensino doméstico em Portugal! Eu comecei a seguir o blog por causa da horta.
    Nós também fazemos ensino doméstico, mas na Escócia (presentemente).

    ResponderEliminar
  2. Admiro-te pelo rigor e pelo empenho, pela.dedicação e disciplina. Um dos temas que abordámos na formação em Inglês que tive no trabalho foi o ensino doméstico, tendo por base o caso inglês. E eu, sem mencionar nomes, referi o vosso bom exemplo;-)
    Bom 3° ano também para vocês, aqui começa na próxima sexta-feira.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelas tuas palavras amiga :-D
    Beijo grande

    ResponderEliminar

Enviar um comentário