Redescobrir Caminhos

No final de semana passado fui ao TedxLisboaED - Por uma revolução na educação. Foi muito bom ouvir tantas ideias valiosas. Pelo caminho de regresso, cheia de inspiração, fazia o exercício mental sobre qual a melhor forma de ajudar a esta mudança. Mil e uma ideias cruzavam-me a mente. Chegada a casa continuava a divagar, até que fui chamada à "Terra" pelo pai da casa.
Pela Horta Encantada nós já começámos a mudança educacional!
No dia em que o Ensino Doméstico passou a ser a nossa opção educativa,  revolucionámos não só a educação dos nossos filhos mas toda a nossa vida.
Utilizámos o caminho menos percorrido, dizem. Mas talvez este não seja o caminho menos percorrido se olharmos para a história. A escola existe apenas há aproximadamente 200 anos, os seres humanos há uns milhares. Será que antes destes 200 anos de educação formal não aprendíamos? Claro que  aprendíamos, é inato ao ser humano aprender! Aprendíamos no seio da família e da comunidade que nos rodeava.  Não estamos a seguir o caminho menos percorrido mas antes a redescobrir um caminho longamente trilhado por todos os nossos antepassados.

Esta é, por agora, a nossa "revolução", descubram qual é a vossa.
Façam a diferença quer sejam professores, pais ou alunos. Questionem, questionem-se!


Professor José Pacheco no TEDxAveiro 

Comentários

  1. Acredito que, especialmente no tempo presente, o Ensino Doméstico é de facto a melhor alternativa e a resposta a muitos dos desafios que o sistema educativo apresenta. A escola como existe não está capaz de estar à altura dos novos desafios desta nossa contemporaneidade.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário