Páginas

16 setembro 2013

Novo Ano Lectivo

Para quem nos acompanha sabe que o ano passado foi a nossa estreia no 1º ano do 1º ciclo. Digo a nossa, porque a L. entrou o ano passado para o 1º ano mas na opção de Ensino Doméstico, ou seja, a sua "sala de aula" foi aqui pela Horta.
Tenho de confessar que inicialmente estava com receio de como tudo pudesse correr, no entanto este 1º ano superou todas as nossas expectativas e apesar de cansativo foi um ano lectivo muito bom.
Acredito que para isso contribuíram em grande medida três coisas: motivação (minha e dela), planificação e rotina (falarei delas numa próxima oportunidade).
Este é portanto o nosso 2º ano em Ensino Doméstico e para aumentar o desafio este é o ano em que o A. entra para o 1º ano na mesma opção.

Na nossa sala de estar,como acredito sejam a maioria das salas, é o coração da nossa casa. Mas a nossa sala não é uma sala típica. Temos as paredes decoradas com mapas, relógio de brincar, cartazes com as letras, etc... Os materiais como por exemplo folhas, lápis, canetas, plasticinas, pincéis e tintas, dentro da medida do possível, estão todos aos dispor das crianças, para serem usados sempre que queiram.
Sobre as mesas e pelo chão há sempre livros e trabalhos em evolução. Gosto que seja assim, dá alma à casa, a nossa alma!

Está tudo pronto para um novo começo, nas prateleiras e gavetas de cada um deles os seus livros e materiais específicos e prontos a usar.
Sobre as duas pequenas mesas, prontas a usar, caixas com as canetas, lápis, lápis de cera, borrachas, afias, réguas, tesouras, colas e tudo o mais de que precisem.


O ano lectivo inicia-se hoje cá por casa.
Se bem que aqui pela Horta é difícil distinguir o que é um ano lectivo, porque a verdade é que estamos permanentemente em aprendizagem. É assim a vida, não é? Sempre a aprender!

5 comentários:

  1. Estou maravilhada com a quantidade de livros naquelas estantes! Parece uma biblioteca! :)

    Bom ano escolar para todos! :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Luísa!!!

    Estou retornando de longas férias e algum período conturbado, mas já passou (ou vai passando) :)

    Pois é, hoje regressam as aulas, tudo muda. Agora é a adaptação aos novos horários e à nova rotina. A minha pequenina estreou-se hoje no Jardim de Infância, ela ficou bem, quem veio a chorar fui eu, hahahaha...

    Um óptimo regresso às aulas para vocês.

    Beijinho grande.
    Patricia.

    ResponderEliminar
  3. Luisa o seu blog é uma inspiração para mim.
    Hoje foi também o 1º dia de escola do 2ºano do meu filhote mais velho. Nestes dias fico com o coração um pouco mais pesado pois adorava ter a disponibilidade e a coragem de ter os meu filhos em ensino doméstico, mas infelizmente ainda não consegui criar as condições necessárias para puder ficar em casa com eles.
    Seja na escola ou em casa um bom ano lectivo para todos!

    ResponderEliminar
  4. A vossa escolinha está linda :) Muito sucesso!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Luisa!

    Que belo lugar para aprender!

    Um ano letivo cheio de aprendizagens felizes.

    Beijinho.
    Francisca

    ResponderEliminar