Do Dia de Reis

Este ano tivemos um Dia de Reis muito especial. Fomos a uma festa de aniversário de dois amigos e para além da boa companhia e da presença de 3 gerações na festa (coisa rara, mas tão agradável, nas festas infantis nos tempos que correm)  fomos premiados com um ritual de Dia de Reis.


No decorrer do ritual tínhamos que ter na mão um objecto de ouro, outro de prata e um de cobre. Tínhamos também uma taça com baguinhos de romã.
Enquanto segurávamos estes objectos repetimos 3 vezes em conjunto a seguinte frase:
"Em louvor dos 3 Reis Magos que vieram do Oriente aqui trazer, ouro para guardar, prata para gastar e cobre para dar a quem precisar"
Entre cada repetição comíamos uma colherada de baguinhos de romã, na última vez comíamos todos os que sobrassem.
No final a Isabel, foi quem nos proporcionou este ritual dos Reis aprendido com a sua avó de Lisboa, deu a cada participante uma coroa de romã, juntamente com 7 baguinhos e uma moeda de cobre. Agora há que guardar estes objectos de boa fortuna durante um ano até ao próximo dia de Reis, altura em que serão repostos e a moeda dada a quem precisar.
A Isabel tem um blog muito interessante, Os Felizes Aprendizes, visitem-na.

Assim encerramos o período natalício, no próximo Dezembro há mais.

Comentários

  1. Obrigada querida amiga! Foi um dia mágico por causa do excelente astral que cada um emprestou à festa e especial por partilhar esse pequeno ritual com tantos corações. :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela partilha! Adorei, já levo a idea comigo para o ano ... Este costume é da zona da beira interior ou alentejo?

    Até breve
    Paula

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela partilha! Adorei, já levo a idea comigo para o ano ... Este costume é da zona da beira interior ou alentejo?

    Até breve
    Paula

    ResponderEliminar
  4. Carla Leitão: Obrigada :-)

    Isabel Noemi: A magia é tua Isabel :-) Tu é que és uma mulher encantadora :-)

    Saborcasa: Não sei, talvez a Isabel possa dizer... Vou perguntar-lhe. Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Saboracasa: Não sei onde a minha avó aprendeu... já não vou a tempo de perguntar, infelizmente. Mas já ouvi outros relatos e vi uma boa explicação aqui neste blog:
    http://garfadasonline.blogspot.pt/2009/01/rom-e-o-dia-de-reis.html
    :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário