Frutos de Outono

O Outono é a época das colheitas. No entanto existem alguns frutos que gosto de colher que não são comestíveis. Colho-os pela sua beleza. 
A Osage Orange, dá esta fruta enorme que faz lembrar uma laranja (daí o nome que se lhe dá), tradicionalmente era usada para repelir aranhas e outros insectos. Segundo alguns estudos parece que a sabedoria popular tem algum fundo de verdade e as osages são realmente uns excelentes repelentes de alguns insectos. Nunca experimentei, mas este ano vou experimentar colocar algumas espalhadas pela casa. Aprecio também o ligeiro aroma frutado que exalam perfumando o ambiente. 

As Castanhas da Índia são outro dos frutos que gosto de colher. São bonitas, dão para fazer bonequinhos com as crianças, fazem bonitas decorações outonais e para além disso, segundo a sabedoria popular, diz-se que são excelentes repelentes de traças nos roupeiros.

Comentários

  1. Fantástico! As primeiras nunca tinha visto! Colhes no pinhal? Ou existem em sitios especificos?
    Gosto do fato de conjugares a beleza com a utilidade que dás ás coisas!
    Um beijinho,
    Elisabete

    E os pequenotes, como vão?

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde,

    Antes de mais parabéns pelo seu blog! Simplesmente adoro :)
    Não conhecia as primeiras ... como é que se pode arranjar? as segundas conheço perfeitamente, aliás, bebo-as todos os dias (ou dia sim dia não) :) faço chá de castanha da India, é optima para a circulação :)

    bjinho

    ResponderEliminar
  3. Kikipos: Não, não foi num pinhal. Foi em Paço-de-Arcos ao pé da nossa antiga casa (passei por lá a semana passsada e não resisti em ir apanhar estas lindas bolas). A árvore chamasse Osage Orange e penso ser da américa do norte. Este é o único exemplar que conheço por cá (mas concerteza há mais).
    Os pequenos vão, cheios de energia, como convém ;-)

    LeNix: Obrigada pelas palavras. Eu só conheço uma árvore destas em Paço-de-Arcos.
    Já tinha lido sobre essa propriedade das castanhas da Índia, no entanto também já li que pode ser tóxico, por isso fico sempre algo dividida ;-)
    Como é que faz o chá? Com o fruto?

    ResponderEliminar
  4. olá Luísa
    peço desculpa mas só hoje tive oportunidade de vir aqui (viroses das escolas... filhos trazem e pais apanham!lol. Não tenho informação da toxixidade da castanha da índia, mas, como qualquer chá, não se deve abusar em tomar demasiado e demasiado tempo seguido. o ideal é 2 a 3 vezes por dia durante o período máximo de 3 meses e depois alterar as ervas ou fazer uma pausa. o chá é feito com o fruto seco. parte-se o mesmo em pedacinho e faz-se a infusão na razão de 1 colher de sopa para cada meio litro de agua :). se for usar para a circulação e pernas cansadas pode juntar ainda a folha da videira vermelha e/ou hamamélis;). bjinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário