Flocos Caseiros de Sabão

As minhas últimas experiências cá por casa tem sido feitas com flocos de sabão que é o mesmo que dizer sabão ralado.
Em conversa com uma amiga fiquei a saber que ela usa o sabão azul e branco ralado para lavar a roupa na máquina. Como não tinha sabão azul e branco em casa resolvi ralar um dos sabões feitos por nós para experimentar.
A 1ª experiência foi feita com sucesso em termos de lavagem, mas reprovada no cheiro. O problema penso ter ficado a dever-se ao facto de ter utilizado sabão a mais e nenhum amaciador.
Na 2ª experiência utilizei menor quantidade de sabão ralado e utilizei vinagre como amaciador e o resultado final melhorou consideravelmente.
Na 3ª experiência defini uma quantidade exacta para usar na lavagem à máquina. Passei a utilizar um copinho de vidro pequenino que me dá a quantidade necessária à lavagem, 50 ml de sabão e 50 ml de vinagre. O vinagre que utilizo é o de cidra, logo que sai da máquina cheira a vinagre mas durante o processo de secagem o seu cheiro desaparece e a roupa depois seca fica muito macia.    
Já que estava em maré de experiências resolvi experimentar também na máquina de lavar a loiça. Foi necessária uma quantidade muito pequena, o equivalente a 10 ml de sabão ralado. O resultado foi brilhante. No lugar do abrilhantador já há uns tempos que usava vinagre de álcool branco (é completamente transparente e livre de impurezas).  

Nota: Na máquina de lavar a roupa o sabão é colocado directamente no tambor junto com a roupa. O vinagre é colocado no compartimento do amaciador.  

Comentários

  1. Mas as coisas que se aprende por aqui!!!

    Tenho que experimentar pode ser que lava melhor que o raio das pastilhas que compro que lavam mal a loiça!

    Beijokas
    Obrigada pela partilha, estamos sempre a aprender!

    Um dia feliz

    ResponderEliminar
  2. Olá Luísa :)

    Na roupa já experimentei o sabão (de banha), que granulei com a varinha. Também não gostei do cheiro... Ainda vou experimentar com o vinagre. E da próxima que fizer sabão vou juntar-lhe essência de um cheirinho bom :)

    Usas essas quantidades para que quantidade de roupa? E o vinagre, colocas na gaveta do amaciador?

    Obrigada,

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. An@: Experimenta e depois conta ;-)

    Laura: A minha máquina tem a a capacidade de 7,5kg. Coloco o sabão directamente no tambor junto com a roupa e o vinagre é colocado no compartimento destinado ao amaciador. :-) Vou acrescentar esta explicação em cima em nota de rodapé.

    ResponderEliminar
  4. Interessante!
    Depois vou tentar em minha casa.

    ResponderEliminar
  5. Olá Luisa! Desejo um óptimo 2012, cheio de projectos e alegrias!
    Eu á muito que uso o vinagre e o sabão azul e branco para quase tudo, lavo a cozinha e as c.banho, agora vou iniciar com as máquinas e espero que resulte!
    Um beijinho,
    elisabete

    ResponderEliminar
  6. Empório: Experimenta. Funciona muito bem :-)

    Elisabete: cá por casa também utilizo o vinagre a par da lixívia de cinzas para as limpezas da casa :-)

    Paula M: Também já experimentei diluir o sabão mas não gostei do resultado pelo menos com o sabão caseiro não gostei. Tenho de experimentar com o sabão azul e branco, 8 litros é uma boa quantidade sai bastante económico. obrigada

    ResponderEliminar
  7. Para a máquina da loiça uso:

    Sumo de 3 limões e respectivas cascas trituradas
    agua e vinagre.

    Ferver tudo e depois passar varinha mágica.

    A loiça sai impecável e com óptimo cheirinho

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Onde arranja o vinagre de álcool?
    Obrigada!!

    ResponderEliminar
  9. Hoje experimentei ralar o sabão com a picadora 1-2-3 e foi limpinho. Sem dar trabalho nenhum e num instante. Como ia lavar roupa muito pouco suja com água fria, apenas usei 30ml. Fiz tudo como no seu post e a roupa saiu impecável, sem resíduos e apenas com um ligeiro aroma de sabão :) Espectáculo!

    ResponderEliminar
  10. Ola! Hoje esta de chuva, ainda que j seja primavera, e nao sei Se Sera disso... Mas nao conseguimos falar o sabao azul e branco, ficou colado ao ralador... Teria que estat seco, em dia seco? Estava demaisado mole da humidade do dia? Outra coisa, onde encontrk vinagre de alcool? Serem.me um vinagre marca Dona pureza, mas tem aroma associado, o que nao gosto, aditivos aromatizantes... Sera esse o vinagre de alcool? Oh haveria outros sem aditivos aromas?bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário