Memórias dos Natais da Minha Infância

Das minhas memórias de infância relacionadas com o Natal a mais vivaz é a do presépio. Era um acontecimento! A preparação do presépio tinha o seu início com um passeio pelo campo para recolher musgo e pedras. Depois havia que construir uma estrututra para que o presépio  ficasse elevado do chão. O chão do estábulo era um vidro sob o qual ficava uma lâmpada que iluminava toda a cena. O teto era feito com as pratas velhas de chocolate que quando iluminadas davam um toque mágico à representação da sagrada família.   Pelo musgo cirandavam ovelhas e pastores e pelo caminho, marcado a branco com o auxílio de farinha ou algodão, seguiam os três reis magos. Na zona mais baixa havia um espelho sobre o qual nadavam patos e peixes. Eu passava horas a brincar neste cenário e ensaiava a chegada dos três reis magos vezes sem conta. No dia de Reis todas as figuras eram cuidadosamente embrulhadas em papel para que não sofressem nem uma beliscadura até ao Natal seguinte.
Aparentemente o primeiro presépio foi realizado por São Francisco de Assis na sua aldeia, Creccio, nas comemorações do Natal em 1223. Ainda hoje no mesmo local se encontra montado um presépio com figuras em tanho natural.
Por cá havia o hábito de em cada casa, na altura do Natal, se fazer o presépio. Em algumas terras ia-se depois em romaria de casa em casa visitar o presépio de cada família, aproveitando o convívio para estreitar laços de amizade.

Comentários

  1. O meu preferido :) Este ano não me apetece fazer Árvore de Natal. Cada vez que a tiro da caixa faz-me comichão no nariz :) queria ter reciclado cartão e ter feito algo diferente com os miúdos... o presépio este fim de semana vou desembrulha-lo das folhas de jornal e coloca-lo à vista. Acho que não me vou safar da árvore (artificial) e mais bolas e luzinhas e chocolates pendurados na árvore ;)) Beijinhos, bom fim de semana.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário