Notícias da Horta e do Galinheiro

Na nossa horta já estão semeadas as favas, as ervilhas, cebolas, nabos, nabiças e rabanetes. As couves e os morangueiros já estão plantadas. Faltam agora as batatas e os alhos. Os coelhos têm sido a grande "praga" na nossa horta. O ano passado comeram-nos todos os pés de cebola (aproximadamente 200 pés)  Este ano andam numa de favas germinados! Esgravatam cuidadosamente, comem a fava já germinada e vão embora de barriga cheia deixando para trás a planta que acaba por murchar. Para os afugentar contruímos um espantalho com roupas velhas e uma bola furada, o Sr. Cabeça-de-bola. Para já os coelhos parecem temê-lo, vamos ver até quando. 
Sr. Cabeça-de-bola de guarda à horta
 No Galinheiro nasceram ontem 5 lindos pintainhos  de uma mãe-galinha que, como o nome indica,  não deixa ninguém chegar perto, para tristeza das crianças. Logo que saiam do ninho, hei-de fotografá-los para colocar aqui no blog.

Comentários

  1. O meu sogro, também já plantou morangueiros e as favas. Ao contrário da Luísa, ele adora coelhos e faz criação. Tem agora uns pretos e brancos tão lindos!

    ResponderEliminar
  2. Eu que sou uma mulher nascida e criada em cidades, ou perto de cidades, quando leio os teus «posts» só penso: «Também quero!!!» Beijinhos Luísa

    ResponderEliminar
  3. Bem comilões os teus coelhos intrusos!

    200????

    Gostei do teu espantalho... eh eh eh
    Giro!

    :)

    ResponderEliminar
  4. Esse coelhos são uns marotos !!!

    O espantalho ficou bem catita !

    Bjinho
    MB

    ResponderEliminar
  5. Que lindo cabeça de bola! No ano passado tive o mesmo problema com as favas e as ervilhas germinadas... Só se salvaram aqueles que foram semeadas mais fundo... Este ano, para tristeza minha, a horta está um pouco negligenciada.... só tenho alfaces e couves na estufa :(
    Se quiseres posso ceder-te algumas sementes de lufa. Mando-tas na "volta do correio". :)

    ResponderEliminar
  6. Ups.. esqueci-me de desejar as melhoras!
    ;)

    ResponderEliminar
  7. Olá Luísa!

    Vim muito rapidinho fazer-te uma visita, os dias tem sido um bocado corridos e fica pouco tempo ou nenhum, para estar na net.

    A vossa horta está muito sortida sim senhora, mas estes coelhos são mesmo umas melgas, no verão deram cabo dos feijões, alfaces e couves aos meus sogros, foi um prejuízo grande, meu sogro ainda andou lá a dar-lhes um puxão de orelhas definitivo e certeiro, hahaha...mas a ninhada era grande, são bichinhos muito fofinhos, mas dão prejuízos sérios.

    Estamos a nos preparar para passarmos o Natal na nossa terra, estamos ansiosos, faz muito tempo que não passamos Natal na nossa aldeia.Lá vive-se um Natal muito especial, com as tradições da terra, é verdadeiramente especial.

    Beijinho grande Luísa, votos de festas felizes para vocês, tudo do melhor é o que desejo.

    ResponderEliminar
  8. A melhor forma de espantar os coelhos é espalhar, no chão, cabelo humano que pode pedir para lhe guardarem na cabeleireira.

    ResponderEliminar
  9. Olá Luísa,

    Eu aconselhava pelo de cão, quando passar por uma Pet que faça tosquias pede um pouco de pelo de cão pois os coelhos quando sentem o odor canino fogem!

    Cumps

    ResponderEliminar
  10. Que bela horta.
    Por incrivel que pareça esta semana apanhámos dois morangos no nosso quintal. a Adriana disse que eram bons...mas eu duvido.
    beijocas

    ResponderEliminar
  11. Olá, a minha sogra usou cabelo humano que pediu no barbeiro e resultou. até o pôr tb teve um grande prejuizo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário