A Minha Primeira Árvore de Natal

Em busca de pista dos Natais da minha infância percorri aos albums fotográficos de família, à ajuda das memórias dos meus pais e a livros sobre as tradições portuguesas.
Descobri que a primeira árvore de Natal  da minha vida foi enfeitada no ano em que eu completei os meus 4 anos. Nada de especial, a não ser que esta foi também a primeira árvore de Natal dos meus pais, porque nas suas infâncias e ainda menos na dos meus avós não havia esse costume.
A árvore é um simbolo pagão e era utilizada juntamente com outras ramagens verdes nas decorações das casas e templos na altura do Solstício de Inverno na antiguidade. Este ritual tinha como propósito reverenciar a natureza e chamar os espíritos das árvores (adormecidos por essa altura) a regressarem na Primavera. A verdura simboliza a vitória da vida sobre a morte.
Na Idade Média adapta-se a árvore pagã pendurando-se maçãs e transformando-a em árvore do paraíso, nas alegorias a Adão e Eva. Sendo o perfil da árvore triangular serve também para a fazer alusão à Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
A árvore de Natal como símbolo pagão que representava, nas casas portuguesas não era muito bem vista. Assim foi até meados da década de 50 do Séc. XX, muito provavelmente na altura em que os filmes hollywoodescos começaram a fazer furor (como por exemplo "Do Céu Caiu Uma Estrela").

Comentários

  1. Natal até pode nem ter Pai Natal... Mas árvore de Natal tem de ter :)

    Quando eu era pequena o pinheirinho tb era dos verdadeiros que cheiravam bem e deixavam cair as agulhas :)

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito de presépios. Não acho muita piada aos pais Natal nos centros comerciais para tirar fotografias... nem a ouvir todo o mundo reclamar com o stress das prendas... gosto, desde que casei, da família unida todo o ano e para quem o Natal é mais um pretexto para estarmos todos juntos. Como somos muitos - avós com filhos e filhos com filhos (para cima de 40) - costumamos reunir-nos num monte ou quinta de turismo rural. Cada um leva o seu doce, salgado, bebida, bacalhau, couves, perú... juntamos tudo e passamos um Natal muito aconchegante. Eu, agora, gosto do meu Natal :)

    ResponderEliminar
  3. Muito interessante e que fofinha ;) Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário