O Mama-na-Burra

O Mama-na-Burra é uma história que faz parte do meu imaginário infantil. Era-me contada pela minha avó. Adorava ouvi-la relatar as aventuras deste mítico rapaz e dos seus companheiros, que se atreveram um dia a correr mundo. Por isso quando há uns dias a L. me pediu para contar uma história ao almoço lembrei-me imediatamente do Mama-na-Burra. Agora todas as refeições lá vem o pedido de história do Mama-na-Burra. O maior problema é que "quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto" e de cada vez que a conto os meus pequenos ouvintes protestam com as alterações ao enredo. Fiquei agradavelmente surpreendida quando pesquisei e descobri este contador de histórias a contá-la, com algumas diferenças (o diabo, na históriada minha avó, era um gato preto) em relação à da minha avó mas na essência igual:
Decobri mais outras versões deste conto tradicional aquiaqui, aqui e aqui (esta última é a mais parecida com a que minha avó me contava).
Quem conhece  a história do Mama na Burra? 

Comentários

  1. Nunca tinha ouvido esta historia, mas parece me um conto muito engraçado .
    Eu tenho o mesmo problema com os meus pequenos que gostam que conte as historias mas se mudo qualquer coisa , avisam logo que não era assim. Então prefiro ler lhes de um livro que assim a historia fica sempre certa!eheheh

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia!!!!

    Tenho de contar ao meu Piki :)

    ResponderEliminar
  3. Que bom te ouvir de novo.
    Gosto de sentir a tua ligação a uma vida mais próxima do natural.
    Acredito que a Horta Encantada, encanta a Alma de muita gente.
    Um grande beijinho encantado…
    Mundo Higeia

    ResponderEliminar
  4. Eu!! O meu avô contava-nos sempre essa história, à noite, junto à lareira. Em todas as vezes era diferente! E o arrasa montanhas? Também nos contava essa.

    ResponderEliminar
  5. A minha mãe também me contava esta história. Exactamente esta versão. Adorava!

    ResponderEliminar
  6. A minha mãe também me contava esta história. Exactamente esta versão. Adorava!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário