Caixas de Trabalho

Hoje foi o dia de iniciar a utilização das "Caixas de Trabalho". Com elas espero conseguir uma melhor planificação do trabalho a desenvolver com o A. e a L.
Cada um deles tem um módulo de gavetas, a L. as brancas o A. as verdes.  Dentro de cada gaveta estarão os objectos necessário ao desenvolvimento das diversas actividades ao longo do dia. Do lado de fora da gaveta, colado com velcro, estará a identificação da temática. 
À medida que os trabalhos vão sendo efectuados serão retiradas das gavetas as identificações e coladas, também com velcro, no painel de planificação de parede (os dele em tons de azul os dela em tons rosa). No final do dia terão que ter reproduzido no painel de baixo o que lhes foi destinado, por mim, no painel de cima, dando assim como finalizado o trabalho do dia. 
Esta caixa de saquetas de chá foi transformada em arquivador das diversas temáticas a desenvolvar. 
 No seu interior estão guardados todos os marcadores.  Para já vamos iniciar esta experiência com 30  diferentes, tais como Português, Matemática, Geografia, Família, Astronomia, Mitologia, Filosofia, Ciência,  Jogos, Meteorologia, História de Portugal, etc.. Com o tempo poderemos suprimir uns e acrescentar outros conforme as necessidades se forem revelando.

Comentários

  1. Que maravilha! Eu ainda não sou mãe mas acho o ensino doméstico verdadeiramente inspirador.Boa sorte nessa jornada! :)

    ResponderEliminar
  2. Eu também simpatizo bastante com o conceito das caixas de trabalho, mas em tempos experimentei-as com as minhas miúdas e não tiveram grande sucesso. Conheci a ideia no blog da Marvan, que lhes chama "educaixas" e tem imensas ideias muito inspiradoras. Podes ver aqui:
    http://orca-alce.blogspot.com/
    Por acaso, o post de hoje é precisamente sobre as caixas, mas há muitos mais em posts anteriores, que podes encontrar clicando na barra da esquerda, em "educajas"

    ResponderEliminar
  3. Que ideia gira... vou investigar melhor isso :)

    ResponderEliminar
  4. Tudo tão organizadinho que até dá gosto! ih ih

    Ideias fantásticas por aqui!

    Beijos

    ResponderEliminar
  5. Bem, estou maravilhada. Tens uma capacidade de organização incrível. Vou copiar as tuas ideias, pode ser? ;)

    ResponderEliminar
  6. Alexa Violeta: Obrigada :-)

    AnaGF: É verdade Ana também simpatizei bastante com o conceito e já tinha andado a espreitar o blog da Marvan. Vamos ver como corre conosco, para já, ao final do primeiro dia, o saldo é muito positivo. ;-)

    Gaspas: Procura por workboxes ou Educajas.

    Ana: Tem que ser :-)

    Flor de Lima: Eu gostava de ter essa capacidade, mas limito-me a copiar a ideia de outros ;-) Claro que podes copiar... heheheheh

    ResponderEliminar
  7. Se vivessemos mais perto, ainda estaria tentada a perguntar se era possível matricular os meus filhos na Escola Maternal de Vale Bom. ;)

    Parece uma forma de organização excelente! Bom trabalho!

    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Luísa,
    Quantas vezes por semana utiliza o método das caixas de trabalho? Como costuma ser a semana de trabalho e aprendizagem dos seus filhos? Gostaria que partilhasse um pouco mais sobre essa organização.

    Cptos.,
    Paula Pereira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário