Plantas com Histórias

Sobre esta mesa outonal, coberta de abóboras, habita uma Avenca (Adiantum capillus-veneris) muito especial para mim.  Crescia há muito, muito tempo, numa parede rochosa e húmida de uma fonte de um lugar muito especial para a minha avó. O lugar onde a minha avó morou e onde nasceram quase todos os seus filhos. Muito antes de existir água canalizada era nesta fonte que toda a vida daquele monte alentejano era centralizada, todos os caminhos eram os da fonte. Quando mudou de casa, a minha avó,  recolheu um pouco da Avenca que crescia nessa fonte envasou-a e levou-a consigo como memória do lugar e das vivências. Lembro-me de a ver e admirar em criança sempre bem cuidada. Depois da minha avó falecer a Avenca passou para os cuidados da minha tia. Quando a minha tia faleceu a Avenca foi a minha herança. Não tenho em mim as memórias do lugar e das vivências que esta Avenca presenciou na sua fonte no coração do Alentejo mas sempre que olho para ela tenho a memória da minha avó e da minha tia e também as memórias da casa "nova" da avó sempre pronta a receber todos, os filhos, os netos, os amigos e os vizinhos. Hoje a casa da minha avó foi vendida e embora há muito que estivesse fechada fica uma nostalgia do lugar e das memórias. Aqui mais uma vez esta Avenca com histórias para contar aconchega a alma e as memórias dos lugares mas principalmente a memória das pessoas queridas. 

#avenca #Adiantumcapillus-veneris #Adiantum #adiantumcapillusveneris  #MaidenhairFern




Comentários