Fazer Fogo à Moda Antiga - A Erva e o Fungo "Isqueiros"

Temos andado a "passear" pelo Paleolítico.
Experimentámos a expressão artística rupestre e pintámos as nossas "grutas" (não nas paredes de rocha mas no papel de cenário) com carvão da lareira e "tinta" de terra.
"Viajámos" pelas grutas do Escoural, de Altamira e de Lascaux, fomos ainda até Foz Côa, ao tão falado Vale do Côa onde as gravuras rupestres "não sabem nadar". Com muita pena nossa, todas estas visitas foram apenas on-line, em livros e postais.
Fizemos o exercício de imaginação de como seriam as "roupas" e "calçado" destes nossos antepassados, bem como qual seria a sua dieta alimentar.
Mas a maior descoberta de todas, para nós tal como para o homem pré-histórico, foi  o fogo.
Depois de uma breve pesquisa pelo Youtube e depois de visionar vídeos, como este e este, achámos que também nós conseguiríamos fazer fogo, como tal metemos mãos à obra.
Depois de várias tentativas e de muito friccionar os paus um no outro, conseguimos fazer fumo. Como diz o ditado "onde há fumo há fogo", mas a verdade é não conseguimos chegar às chamas.
Fazer fogo requer uma mestria que não conseguimos ainda dominar, talvez por não termos utilizado as madeiras adequadas. Mas já foi um princípio.
Esta aventura levou-nos a descobrir que pelo menos até à invenção dos fósforos, que só foram comercializados no início do Séc. XIX, fazer fogo era difícil. Descobrimos que existem no mediterrâneo uma Erva Isqueira (Prangos trifida) e um Fungo Isqueiro (Tinder fungos) que durante milhares de anos, juntamente com o sílex,  devem ter sido uma preciosa ajuda para fazer fogo. Isso ou nunca deixar morrer o fogo da lareira de casa.

Livros e Filmes que consultámos:

- Povos Primitivos - Enciclopédia Visual - Editorial Verbo
- Como Era Antes de Haver? - António Gomes Dalmeida - Publicações Dom Quixote
- Connaître la préhistoire en Périgord - Brigitte et Gilles Delluc, Alain Roussot, Julia Roussot-Larroque - Éditions Sud Ouest
- Museu de Altamira - José António Lasheras - Electa
- Era uma vez... o Homem - 1 - Nasce a Terra - Planeta Agostini
- Era uma vez... o Homem - 1 - Nasce a Terra - DVD - Planeta Agostini
- Era uma vez... o Homem - 2 - O Homem de Neanderthal - DVD - Planeta Agostini

Comentários

  1. Acho as vossas experiências fantásticas! Os miúdos crecem de forma saudável, aprendem e crescem muito mais felizes!!!
    ...e também nós "daqui deste lado" aprendemos!
    Um beijinho,
    Elisabete

    ResponderEliminar
  2. Hi Luìsa!!!
    Thank you for your comment on my blog...So I found yours!
    See you soon!

    ResponderEliminar
  3. Este blogue só me dá ideias para fazer com os meus futuros (e distantes) filhos! Ai ai :) Maravilhoso! É desta estimulação que as crianças de hoje em dia precisam! Parabéns! :D

    ResponderEliminar
  4. Depois de meses sem net nem sabes o quanto me soube bem vir matar saudades vossas! Beijinhos muito muito grandes para vocês levados pelo vento da serra da estrela <3

    ResponderEliminar

Enviar um comentário