Com tanto aguaceiro que tem havido este Inverno temos observado muitos arco-íris. As crianças não deixaram escapar a pergunta, donde vêm as cores?
Fomos à procura do pote de ouro que, toda a gente sabe, existe no fim do arco-íris e pelo caminho descobrimos donde vêm as cores.
Descobrimos que a luz branca contém em si todas as cores do arco-íris e que quando essa luz atravessa uma gota de chuva é decomposta nas suas várias cores. Testámos com um cristal e observámos que quando a luz atravessa o cristal, tal como na gota de chuva, é decomposta e forma um mini arco-íris.
Depois fizemos o inverso, tentámos somar todas as cores para obter o branco.
Utilizámos cds inutilizados, berlindes e folhas de cor para fazer uns piões iguais aos que já tínhamos feito há uns tempos.
Colámos-lhe as cartolinas coloridas. Depois foi só girar para somar todas as cores e obter o branco.
Mas surpreendentemente a soma das cores não deu branco mas cinzento. Chegamos então à conclusão que para dar branco teríamos de utilizar as cores "puras". Assim obtivemos cinzento no lugar do branco "puro".
Livros que utilizámos:
- Luz e cor - Biblioteca das Crianças - Abril Cultural - 1970
Gostei muito desta atividade. E muito bem enquadrada na época. Irei fazer algo semelhante com o F. Obrigada.
ResponderEliminarUau mto giro! :)
ResponderEliminarOlá!
ResponderEliminarSempre cheia de ideias giras, gostei muito desta actividade.
Pois por cá a chuva também não pára, ainda esta noite choveu à potes. Já estamos fartos de tanta humidade, parece que a Primavera chegou com muito mau feitio.
Beijinho grande para ti e votos de uma Páscoa muito feliz.
Patricia.
sempre boas ideias. beijocas
ResponderEliminartenho que fazer essa dos piões, bem fixe!
ResponderEliminar