Páginas

02 maio 2011

De Volta....

Ao fim de 15 dias longe da Horta, estamos lentamente de volta.
A época das favas e das ervilhas acabou, a dos morangos está agora a começar.
Com a chuva e o calor a vida ganhou uma energia incrível e as ervas dominam a paisagem e a horta. Ontem o dia foi passado a mondar os canteiros das cebolas, dos alhos e dos chícharos. A noite foi passada a escolher a roupa que já não lhes serve e a pôr a de Primavera-Verão a postos para a chegada do calor.
Estes 15 dias tiveram o dom de me fazerem voltar a centrar no que é essencial.

18 comentários:

  1. Bem vinda!
    Belos morangos!

    Tenho uma dúvida, o que são os chicharros?
    Desculpa a pergunta, mas para mim é peixe, ahahahahah!

    ResponderEliminar
  2. Bolas, enganei-me... são chícharos?!!
    O que é?

    ResponderEliminar
  3. Olá Luisa!

    Já á algum tempo que lia o seu blog.

    Agora que finalmente decidi criar o meu blog não podia deixar de aqui vir dizer um olá e claro, já estou a seguir.

    Acho fantásticas as coisas que faz com os seus pequenos, devem ser crianças muito felizes com uma mãe cheia de criatividade para brincar com eles.

    E uma casinha no campo?? Que sonho... Também quero. :-)

    Se quiser ir espreitar o meu muito recente espacinho é muito bem vinda.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Olá Luísa!

    Foi muito tempo... Já tinha saudades de saber da tua horta.

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  5. Olá olá,
    pelo visto também andaste na apanha!
    Eu no sábado passada colhi 50 kilos de fava lá no meu terreno da aldeia. Foi trabalhoso mas prazeroso!
    Isto tudo para dizer...que sei dar o valor, pois passo pelo mesmo de vez em quando. Pior ainda que tenho de fazer 2 horas de caminho para lá e outras 2 para cá no mesmo dia, pois casinha ainda não há! :(
    Beijinhos,
    Rute

    ResponderEliminar
  6. Finalmente Luísa, já estava a preparar-me para um resgate, hehehehe...
    Saudades das novidades na tua vida de campo.
    Ai, saudades destes morangos saidinhos da terra.

    E eu a pensar que só na minha terriola plantavam-se chícharos!!

    Ui...com esta chuva que andou aí, deves ter tudo cheio de erva, dás-lhes com o Herbicida ou andas de rabinho ao ar a arrancá-las?

    Beijinho grande minha querida, boa semaninha.

    ResponderEliminar
  7. Poupadinha: Chicharros? Epá esses são peixes... LOL... Chícharos são leguminosas. Podes ver aqui o que são e como são: http://ahortaencantada.blogspot.com/2011/03/chicharos.html

    Te: Obrigada pelas palavras tão encorajadoras e pela visita. Concerteza que te irei visitar :-D

    Amora: Querida Amora! Também já tinha saudades tuas :-D

    Rute: Querida Rute, isso é que foi. Sim senhora 50 kg de favas que maravilha :-D Adoro favas!

    Patrícia: Minha queirda Patrícia, também já tinha saudadinhas tuas :-D Quanto às ervinhas! Aqui não entra herbicida ;-) É tudo apanhado à mão ;-) É trabalhoso mas compensa.

    ResponderEliminar
  8. É pá... lindos morangos!

    Até parece que me cheirou a morangos ah ah ah é psicológico! eh eh eh

    Eu adoro Morangos... o cheiro, o sabor e todas as sobremesas com morangos!

    Beijos
    Bem vinda e boa semana

    ResponderEliminar
  9. as minhas cebolas já estão formadas, dá para ver. não sei é quando é que estão boas para serem apanhadas.

    Os morangos este ano não tive sorte, os gatos foram lá escavaram tudo, só consegui proteger 2 pés.

    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Nem me fales em ervas... na nossa horta até é fácil tirar à mão pois é pequena, mas no resto do terreno acho que a erva chega-me à cintura!
    Temos de passar a máquina mas não o queria fazer antes de apanhar os oregão!

    Chicharos... acho que os vou comer sob a forma de coelhos... sim, porque se apanho os sacanas que os cortaram junto à raiz vão para o tacho.
    Salvaram-se alguns que por precaução pus dentro da horta vedada e os que pus debaixo dumas árvores bebés perto da casa.

    Esses moranguinhos têm bom aspecto :) os meus silvestres têm dado resmas deles :) e os 5 pés do "normais" que pus este ano também... para o ano tenho de expandir a produção :)

    Bem-revinda :)

    ResponderEliminar
  11. An@: Moranguinhos acabadinhos de colher são tão bons :-D

    Rachel: Que pena Rachel... Para o ano consegues salvar todos ;-)

    Gaspas: Aí os coelhos! Por aqui é o mesmo, depois das duzentas cebolas, também foram atacar os chícharos. Mas não tiveram sorte nenhuma, colocamos uma cerca electrica e eles desistiram ;-) Vamos ver até quando...

    ResponderEliminar
  12. Gaspas: Não fica muito caro. E funciona com energia solar :-D

    ResponderEliminar
  13. olá Luisa!
    Não podemos repetir sempre a mesma coisa.
    Ora internet, ora mãe, ora plantações, ora mulher, ora simplesmente não fazer nada.
    A vida é assim, e como dizia o salmista “ há tempo para tudo debaixo do sol”.
    Mas, é sempre muito bom ler-te.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Bigada, vou lá espreitar, aqui tb temos essa loja!!

    Se calhar tenho de electrificar um dos meus cães... vamos ver!! :P

    ResponderEliminar
  15. Belos morangos, com uma côr linda!
    Beijinhos! Já tínhamos saudades!

    ResponderEliminar